Congresso internacional da CBA busca fortalecer líderes nas igrejas


Presidente da CBA pede aos batistas alagoanos que abracem a Denominação, contribuindo para o fortalecimento dos trabalhos junto às igrejas

O Congresso Internacional para Pastores e Líderes, promovido pela Convenção Batista Alagoana (CBA), a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – seccional Alagoas – e o Projeto Luz, de terça a sexta-feira da última semana, foi avaliado pelo presidente da Convenção, pastor João Tertuliano, como um evento de grande alcance para fortalecer a liderança nas igrejas batistas no Estado. O congresso aconteceu no Acampamento Batista Pastor Boyd O’Neal, em Paripueira.

O Projeto Luz é uma associação batista norte-americana que há mais de vinte anos vem ajudando no trabalho de construção de templos das igrejas da Denominação em Alagoas. Além de disso, seus voluntários fazem trabalhos sociais e evangelísticos nas comunidades carentes. Este ano, o projeto contemplou Alagoas com o congresso internacional para pastores e líderes.



De acordo com o presidente da CBA, 97 pastores e líderes batistas alagoanos participaram do congresso representando as cinco Associações Regionais: Metropolitana, Litorânea, Centro Oriental, Sul agreste e Sertaneja. “Foram dias de muita confraternização e comunhão, onde todos puderam compartilhar suas experiências de campo”, disse o pastor Tertuliano. Os participantes, ainda segundo o presidente, tiveram oportunidades de ouvir 12 palestras apresentadas por dois pastores norte-americanos – “palestras que nos abençoaram com ensinamentos e experiências vividas em seu país”, avaliou.

Congresso contou com a participação de 97 pastores e líderes de igrejas. À frente, os pastores norte-americanos Deon Parker e Dean Mattern

Durante a apresentação dos informativos da Denominação, no primeiro dia do congresso, o presidente Tertuliano fez um apelo ao povo batista alagoano para que abrace a Denominação, contribuindo para o fortalecimento dos trabalhos junto às igrejas. “O evento foi encerrado ao meio-dia de sexta-feira (6) com uma celebração ao nosso Deus e agradecimentos a todos os presentes, entre eles o líder do Projeto Luz, Lyn Sloop”, concluiu.

Programação

Os trabalhos do Congresso Internacional para Pastores e Líderes tiveram início às 9h30 de quarta-feira, dia 4, com um devocional seguido de palestra do pastor Dean Mattern, às 10 horas, discorrendo sobre “O pastor aprendendo com Jesus pessoalmente”. Às 11 horas, o pastor Deon Parker focou o tema “O pastor aprendendo com Jesus pastoralmente”. Após o almoço, às 13 horas, o evento foi retomado com a palestra “O pastor que obedece a Jesus Pessoalmente”, com o pastor Deon Parker. O pastor Dean Mattern falou, às 14 horas, sobre “O pastor que obedece a Jesus pastoralmente”. Às 19h30, mais um devocional e a apresentação de informativos da Denominação.

Na quinta-feira, os trabalhos foram reiniciados com um devocional, às 9h30, seguido de palestra do pastor Dean Mattern falando sobre “O pastor que se ama pessoalmente”. O pastor Deon Parker, na 6ª palestra do congresso, abordou, às 11 horas, o tema “O pastor que se ama pastoralmente”. No período da tarde, após o almoço, os dois palestrantes falaram, também, sobre temas semelhantes. Às 13 horas, Deon Parker enfatizou “O pastor que ama os outros pessoalmente”, enquanto que Dean Mattern, às 14 horas, falou sobre “O pastor amando os outros pastoralmente”. Das 15 às 17 horas, todos foram liberados para um momento de lazer. Às 19 horas, mais um devocional com o pastor Roberto Amorim de Menezes.

No terceiro e último dia do congresso, na sexta-feira, os trabalhos tiveram início às 9h30 com um devocional e seguiram às 10 horas com as palestras “Se preparando para pregar” e, às 11 horas, falando sobre ”Pregação” – ambas com o pastor Deon Parker. Depois do almoço, o pastor C enfatizou os temas “Cuidando da Igreja”, às 13 horas, e “Cuidando da comunidade”, às 14 horas. O evento foi encerrado às 15 horas.